Lugar Perfeito pra Relaxar

LIESA - ENTIDADE


Se ao primeiro presidente coube a missão de manter as filiadas coesas dentro de seus propósitos, coube ao segundo, Aniz Abrahão David, a responsabilidade de mostrar ao poder público que o Carnaval precisava de uma administração mais dinâmica . As Escolas de Samba passaram mais de meio século subordinadas às determinações da municipalidade por causa do pagamento da subvenção – um pró-labore que as agremiações recebiam para colaborar na confecção de alegorias e fantasias. Anísio, como é conhecido no mundo do samba, fez ver às autoridades que as Escolas mereciam muito mais. Afinal, elas eram as principais responsáveis pelo crescente interesse dos turistas pelo Carnaval carioca. Assim, desde 1986, a LIESA e a Prefeitura passaram a firmar contratos anuais que destinam às Escolas de Samba direitos na participação na venda de ingressos .
Outra conquista de Anísio foi a questão dos direitos autorais dos sambas-enredos, que se esvaíam no labirinto das sociedades arrecadadoras e raramente davam retorno ao compositor. Com a criação da Editora Musical Escola de Samba Ltda e da Gravasamba, ambas de propriedade das Escolas de Samba, o problema foi sanado. Com o requinte das grandes produções, o disco passou a ter grande procura e, por vários anos, chegou a bater o recorde de vendas. Hoje, infelizmente, combalido pela pirataria, reverte muito menos recursos do que no passado.
Direitos assegurados e outros conquistados, a LIESA passou a investir mais na qualidade do espetáculo e na construção de seu patrimônio. Ailton Guimarães Jorge inaugurou uma série de mandatos consecutivos aperfeiçoando o Regulamento do Desfile.
A preocupação inicial de Guimarães foi centralizada no respeito ao público. Apoiado pelo plenário, o novo presidente estabeleceu parâmetros para o início e o término do desfile, fixando tempos mínimo e máximo para a apresentação de cada agremiação. Desde então, as infratoras passaram a ser penalizadas pelo Regulamento – punição esta que já custou até a perda do título a algumas candidatas.
A pontualidade e a organização passaram a ser a tônica dos espetáculos administrados pela LIESA. As imagens do desfile entram no ar rigorosamente no horário contratado, distribuídas para todo o Brasil e centenas de países, nos cinco continentes.
Ainda na administração de Guimarães foram corrigidas algumas falhas do espetáculo. O Regulamento, então, passou a limitar o número de alegorias (mínimo de cinco e máximo de oito), permitindo que as agremiações dispusessem de mais recursos para investir em seus outros segmentos, bem como na confecção de fantasias destinadas às suas comunidades. Proibiu a participação de homens na ala das baianas, resgatando o respeito às sambistas mais antigas da agremiação. Além da proibição de pessoas completamente despidas – em respeito às famílias que assistem aos espetáculos no Sambódromo e também às que recebem as imagens dos desfiles pela TV em seus lares .



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